Até o momento a Secretaria registrou 4 casos suspeitos de Dengue (no aguardo do resultado de exames)
A Secretaria de Saúde de Mercedes está intensificando as ações para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue. As Equipes do Programa Saúde da Família, por meio das Agentes Comunitárias de Saúde (ACS’s) e as Agentes de Controle de Endemias (ACE) estão visitando todos os imóveis do município.
O objetivo é evitar uma nova epidemia de Dengue e alertar a população sobre a responsabilidade de manter o quintal limpos, livre de qualquer recipiente que possa acumular água.
Até o momento foram registrados 4 casos suspeitos de Dengue (no aguardo do resultado de exames). O último levantamento do Índice de Infestação da dengue (IIP) apontou que 1,3% dos imóveis pesquisados apresentavam focos de larvas do mosquito transmissor.
Os imóveis que encontram-se com focos ou água parada estão sendo notificados. Após a notificação é dado um prazo para que o morador faça a limpeza e readequações necessárias e depois as equipes retornam para verificar se o problema foi solucionado. Já foram notificadas mais de 40 residências, sendo 2 multas aplicadas.
A Secretaria de Saúde destaca que dengue é um problema, contra o qual, toda a população deve estar envolvida e lembra que eliminar os criadouros do mosquito transmissor é a única maneira de prevenir uma nova epidemia da doença no município.