14/08/2020 | 19:05
Investimentos garantem o abastecimento de água sem racionamento em Mercedes
A falta de chuvas durante este ano no sul do país, especialmente no Paraná, afetou várias cidades que por conta da estiagem estão tendo que racionar o consumo de água. Mercedes, que a vários anos sofria com a falta de água devido um sistema de captação frágil e insuficiente, levou a Administração Municipal a realizar um planejamento e investimento buscando uma solução pensando no futuro.

O novo sistema de captação de água, composto por um poço de captação, localizado na Linha São Marcos, com capacidade de bombear 40 mil litros da água hora foi inaugurado em 2017. 

Além disso, o sistema conta com uma adutora com mais de 4.800 metros de extensão e dois reservatórios, um elevado com capacidade de 100 mil litros e um de 500 mil para distribuição armazenagem de água potável onde foram investidos R$ 1.538.695,73 junto a sede do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae).

Em 2012 Mercedes contava com uma população de 5.111 habitantes segundo o IBGE e em 2019 já haviam no município 5.536 habitantes. Conforme dados de SEMAE, em 2012, Mercedes tinha um consumo mensal de 16,4 mil metros cúbicos de água potável e atualmente chega a mais de 23,1 mil metros cúbicos mês.

Mesmo com o aumento no consumo nos últimos 8 anos, enquanto muitos municípios registram a falta de água potável, Mercedes mantém o abastecimento sem racionamento graças ao planejamento e investimento conforme destaca a Prefeita Cleci Rambo Loffi. Por outro lado ela também alerta a população para que continue colaborando para não desperdiçar água. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS