A atividades incluíram palestras, capacitações, mobilizações com a comunidade e apresentação de filme, todas no objetivo de conversar sobre esse tema.
O município de Mercedes desenvolveu durante esse mês o Setembro Amarelo, campanha de valorização a vida e prevenção ao suicídio.
Em alusão a campanha a Secretaria de Saúde desenvolveu diversas atividades com os profissionais da saúde e a rede de proteção, que é composta por profissionais da educação, CRAS, conselho tutelar, esportes, ministros religiosos e Acim. Também participaram o comitê de saúde mental e enfrentamento as violências, os grupos acompanhados pela secretaria de saúde e os Jovens Mercedenses Conectados para o Bem.
A atividades incluíram palestras, capacitações, mobilizações com a comunidade e apresentação de filme, todas no objetivo de conversar sobre esse tema, como ele pode afetar as pessoas da comunidade, promover o conhecimento sobre os sintomas, causas, ouvir com empatia e formas de evitá-lo.
Além da assistência desenvolvida aos pacientes no município pela Secretaria de Saúde existem voluntários, por meio do telefone 188, treinados para atender, sob sigilo e anonimato, qualquer pessoa que precise de ajuda ou apenas queira conversar e desabafar.