17/12/2025 | 12:35 | g1 PR
Policiais militares são presos suspeitos de envolvimento em roubo de cargas no Paraná
Polícia Civil


A Polícia Civil do Paraná prendeu, na manhã desta terça-feira (16), sete pessoas suspeitas de integrar um grupo criminoso envolvido no roubo de cargas. Entre os presos estão dois policiais militares – um da ativa e outro da reserva – e trabalhadores de empresas de transportes.

A operação, feita junto com a Polícia Militar do Paraná (PM-PR) cumpriu mandados em Curitiba, e em Piraquara, Pinhais e São José dos Pinhais, na Região Metropolitana. Um dos suspeitos está foragido, conforme a delegada Juliana Cordeiro.

As investigações começaram após o roubo de uma carga de cigarros avaliada em R$ 220 mil, em setembro de 2024, em Piraquara.

"A Polícia Civil foi aprofundando as investigações, até que a gente conseguiu chegar em alguns dos alvos e fazer a extração dos celulares deles. Pela extração, a gente identificou uma organização criminosa, orquestrada", detalha a delegada.

No crime, a polícia identificou que o motorista responsável pela carga estava envolvido no esquema, e indicou a rota do caminhão e a rotina da equipe que fazia o transporte. Além dele, foram identificados outros autores, incluindo pessoas com passagens policiais por crimes semelhantes, os responsáveis pelo fornecimento de armas e aqueles que planejaram o crime.

As investigações apontaram que os suspeitos usavam dois celulares: um para organizarem e cometerem os crimes, e outro no dia a dia.

Eles devem responder por roubo majorado, em razão de ter sido praticado contra empresas que estavam em serviço de valores, somado ao emprego de arma de fogo e concurso de pessoas, além de integrar organização criminosa.

As investigações continuam a fim de identificar se o grupo está relacionado a outros roubos de carga ocorridos na região e a participação de outros possíveis integrantes. A polícia informou que solicitou a quebra do sigilo bancário dos suspeitos.

Durante a ação, a corporação apreendeu mais de 760 munições de diversos calibres, além de armas de fogo, rádios comunicadores, rastreadores e celulares. Foi determinado também o sequestro de três veículos e duas motocicletas ligadas aos investigados.

O subcorregedor da Polícia Militar do Paraná, tenente-coronel Carlos, reforçou que a PM não compactua com o desvio de conduta dos integrantes da corporação e detalhou que os dois suspeitos envolvidos estão à disposição da Justiça.

Além disso, o subcorregedor afirmou que a instituição vai instaurar um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar a conduta dos dois policiais envolvidos e que, após o processo, se comprovado o desvio de conduta, os dois podem ser expulsos da corporação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Nomeados tomarão posse em fevereiro de 2026
Publicado hoje as 10:22