A vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) é uma das principais estratégias de prevenção do câncer do colo do útero, além de outros tipos de câncer associados ao vírus, como os de pênis, ânus, orofaringe e as verrugas genitais.
Com base nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a eliminação do câncer do colo do útero até 2030, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA/PR) lançaram uma estratégia nacional de resgate vacinal para adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não receberam a vacina contra o HPV. Em Marechal Cândido Rondon, a Secretaria Municipal de Saúde já iniciou as ações.
Quem deve se vacinar?
Adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não receberam nenhuma dose da vacina contra o HPV são o público-alvo desta campanha. Caso o status vacinal seja desconhecido, a orientação é considerar o adolescente como não vacinado e oferecer a imunização.
A Secretaria de Saúde orienta que os adolescentes desta faixa etária que não iniciaram o esquema vacinal procurem a Unidade de Saúde do seu bairro o quanto antes para garantir essa importante proteção.
Quando será a vacinação?
A campanha de resgate vacinal tem início imediato e poderá se estender por até três meses, de acordo com a organização de cada município.
Atualmente, estima-se que mais de 7 milhões de jovens brasileiros entre 15 e 19 anos ainda não tenham recebido a vacina contra o HPV. No Paraná, esse número ultrapassa 206 mil adolescentes.
Apoio das famílias e da comunidade
O envolvimento de escolas, profissionais de saúde, pais e responsáveis é fundamental para o sucesso da estratégia. A vacinação é gratuita, segura e essencial para um futuro com menos casos de câncer e mais saúde para todos.
A Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Cândido Rondon está mobilizada para executar essa importante ação, alinhada às diretrizes do Ministério da Saúde e da SESA/PR, com o compromisso de ampliar a cobertura vacinal e proteger a saúde dos adolescentes rondonenses.