Na próxima semana, o governo anunciará a aguardada
regulamentação do IPI Verde, novo sistema de tributação dos carros que
recompensará, com imposto menor, veículos mais limpos e penalizará os mais
poluidores. A novidade é que, junto com o IPI Verde, será criado outro
programa, chamado Carro Sustentável, que reduzirá o IPI de automóveis mais
baratos. desde que atendam a determinados requisitos e sejam produzidos no
país.
Apoiado nas cláusulas do programa Mover (Mobilidade Verde e
Inovação), de incentivos para a indústria automobilística, o Carro Sustentável
terá, como critérios, potência, eficiência energética, combustível e
reciclabilidade, além da exigência de ser produzido no país. Isso significa que
nenhum modelo 100% elétrico será beneficiado, já que todos são importados.
Segundo fontes a par do assunto, a ideia inicial é
beneficiar veículos 1.0 flex - que podem ser abastecidos com gasolina ou etanol
- e com potência abaixo de 90 cavalos. Esses critérios abrangem os automóveis
mais simples de marcas como Fiat, Volkswagen, Hyundai e General Motors. Excluem
os modelos 1.0 turbo.
Segundo as fontes, o IPI reduzido vai vigorar até o fim de
2026. A definição das novas alíquotas do imposto para o Carro Sustentável está
em fase final e, em princípio, será bastante abrangente. O incentivo valerá
tanto para pessoa física como jurídica, o que inclui frotistas e locadoras.
Programas de
sucesso no passado
O novo programa se assemelha a outros que reduziram os
preços dos carros por meio de tributação menor. O mais recente foi em maio de
2023. Sob a justificativa de tornar os carros mais acessíveis, o governo
reduziu IPI e PIS/Cofins dos carros novos de até R$ 120 mil. Os preços baixaram
entre 1,50% e 10,96%. Como a medida era temporária - prevista para durar quatro
meses -, o estoque se esgotou rapidamente, em menos de um mês, e o programa foi
prorrogado para incluir os frotistas.
O programa de 2023 incluiu caminhões e ônibus. Mas o maior
sucesso foi no segmento de automóveis. A renúncia fiscal para atender o que foi
chamado de programa do “carro popular”, o mesmo nome de outro semelhante, da
década de 1990, somou R$ 1,5 bilhão e foi, em parte, compensada com a
reoneração parcial do imposto sobre o diesel.
Elaborado pela equipe do Ministério do Desenvolvimento,
Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), o programa do Carro Sustentável não vai
impor limite de preços como aconteceu em 2023. Mas os requisitos conhecidos até
agora indicam que serão os mais simples.