A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (21), em Guaíra e Pato Bragado, a Operação Bragado, com o objetivo de investigar e desarticular um esquema criminoso de lavagem de dinheiro ligado ao tráfico de drogas e armas na região de fronteira do Paraná.
A investigação aponta que a organização criminosa atendia facções nacionais e utilizava diversas estratégias para dissimular e ocultar a origem dos valores ilícitos. Entre os métodos estavam negócios simulados com imóveis, constituição de empresas de fachada e utilização de empresas reais para movimentar recursos ilícitos. O esquema também envolvia veículos e transportes.
Segundo a Polícia Federal, a facilidade de acesso ao dinheiro e a rápida inserção no mercado tornam essas estratégias atrativas para o crime organizado.
A operação foi embasada em análises financeiras, fiscais e patrimoniais, que comprovaram o uso de múltiplas empresas para dispersar e ocultar os lucros obtidos ilicitamente. A medida visa à recuperação de ativos, com o objetivo de identificar, apreender e reverter ao Estado os valores relacionados às infrações penais, bem como indenizar os prejuízos causados.
Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão no município de Pato Bragado, expedidos pela 14ª Vara Federal de Curitiba. A ação busca reunir provas para aprofundar a apuração da autoria, materialidade e o modus operandi do grupo investigado.