Um jovem de 24 anos morreu e outras duas vítimas ficaram feridas em engavetamento entre cinco caminhões e um automóvel no quilômetro 491 da BR-376 em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, na noite de segunda-feira (28).
Segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), o acidente foi causado por um caminhão Scania G380, com placa de Piquerobi (SP) com suspeita de falha nos freios, que bateu na traseira de outros veículos em um trecho onde o tráfego já estava lento. O congestionamento na região ocorria devido a outros dois caminhões com problemas mecânicos, que estavam nos km 492 e 493.
Por meio de nota, a equipe da PRF informou sobre a dinâmica do acidente. Conforme informado, o caminhão de Piquerobi (SP) não conseguiu frear e atingiu quase simultaneamente dois semirreboques sendo um Scania R500 de Baixa Grande do Ribeiro (PI), que trafegava na faixa da direita e um Scania R44 de Ijuí (RS), que estava na faixa da esquerda.
Com a força do impacto, o caminhão de Ijuí (RS) foi arremessado para frente, batendo em outro Scania R550 de Cuiabá (MT). Na sequência o veículo de Cuiabá se envolveu em batida com um Honda HRV de Pontal do Paraná, que depois atingiu outro veículo que seguiu viagem.
O caminhão Scania de Piquerobi (SP), suspeito de ter falha no sistema de freios, foi removido para perícia técnica.
O motorista do Scania de Piquerobi (SP), jovem de 24 anos, natural de Presidente Venceslau (SP) morreu ainda no local do acidente. O Corpo foi encaminhado à Polícia Científica.
Um passageiro do mesmo caminhão, rapaz de 25 anos natural de Paraguaçu Paulista (SP), sofreu escoriações. Já o condutor do Scania de Ijuí (RS), de 51 anos de Tenente Portela (RS), também teve ferimentos. Ambos foram atendidos pelas equipes do Samu e encaminhados para UPAS (Unidades de Pronto Atendimento) Santa Paulo e Santana.
Devido ao acidente, a BR-376 no sentido Curitiba ficou totalmente interditada das 19h55 até as 4h50, causando congestionamento de nove quilômetros, que afetou também a BR-373 e a PR-151. O fluxo foi normalizado por volta das 6h.
As equipes do Corpo de Bombeiros, PRF, DER (Departamento de Estradas de Rodagens), IML (Instituto Médico Legal) e Criminalística atuaram no local.