O estande da Portos do Paraná foi um dos mais visitados na 29ª Intermodal South America, segundo os organizadores do evento. Trata-se do maior encontro de logística da América Latina realizado no Distrito Anhembi, em São Paulo, de terça-feira até esta quinta (22 a 24). Em 2024, a Portos do Paraná recebeu quase 5,5 mil pessoas ao longo dos três dias de evento. A expectativa para 2025 é de superar estes números. O balanço será divulgado nos próximos dias.
“Este recorde de visitantes mostra a eficiência de toda uma equipe e os resultados de 90 anos de trabalho da Portos do Paraná”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.
O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, afirmou que a empresa pública conseguiu se destacar entre mais de 550 marcas expositoras no evento. “Isso é muito gratificante. É o resultado de um bom relacionamento com o setor portuário nacional”, destacou ele. Com 240 metros quadrados, o estande reúne 25 empresas e instituições parceiras dos portos paranaenses, que podem utilizá-lo para fortalecer relacionamentos, prospectar clientes e ampliar seus negócios. Parte do ambiente conta com paredes em formato de navio, revestidas por correntes de metal.
“O navio azul e vermelho se destaca como um forte atrativo visual, convidando o público a embarcar em uma imersiva viagem pela história do Porto de Paranaguá, por meio de telas de LED”, comentou a assessora especial da presidência, Raissa Dantas, coordenadora do estande.
A novidade deste ano são os painéis de LED com 21 metros quadrados e 16 metros quadrados. As imagens exibem o trabalho desenvolvido pela Portos do Paraná e também por parceiros presentes no estande. Há, ainda, um corredor com telas de definição 8K que exibem imagens em homenagem ao aniversário de 90 anos do Porto de Paranaguá.
Uma das visitantes foi Diana Cardenas, gerente da Impocargo LLC Miami e Colômbia, empresa que atua com transporte marítimo e aéreo de cargas. Diana participa da Intermodal há 15 anos e afirma que o estande da Portos do Paraná está entre os melhores do evento. “É um ambiente grande e bem localizado. Também gostamos muito da montagem do espaço e dos portos paranaenses em si”, disse.
Socioambiental
Além da grande participação do público, o local foi palco de importantes marcos socioambientais para a Portos do Paraná. Nesta quarta-feira (23), o secretário Sandro Alex recebeu o inventário de Gases de Efeito Estufa da Portos do Paraná, elaborado pela Fundación Valenciaport.
Na quarta-feira, segundo dia do evento, o diretor-presidente da Portos do Paraná recebeu representantes da Embaixada do Reino dos Países Baixos, que lidera o Green Ports Partnership (Parceria para Portos Verdes), do qual a empresa paranaense é signatária. O dia também foi marcado pelo fortalecimento das relações internacionais. Representantes do Porto de Miami, nos Estados Unidos, estiveram no estande para ampliar parcerias comerciais com os portos paranaenses.
Parceiros
Vinte e cinco instituições da comunidade portuária do Paraná apoiaram o evento neste ano. As empresas parceiras são: Amart Shipping, Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH), Bunge, Cargill, Cattalini Terminais Marítimos, Cavalca Administração Portuária (CAP), Centro Sul Serviços Marítimos LTDA, Consórcio Mercosul Cimbessul S.A., Coamo Agroindustrial Cooperativa, Cooperativa Agrária Agroindustrial, Cotriguaçu Cooperativa Central, Engine, FTSpar, Grupo Fertipar, Grupo Interalli, Harbor Operações Portuárias, Klabin S.A., Liquipar, Louis Dreyfus Company Brasil, Mosaic Fertilizantes, Multitrans, Pasa Paraná Operações Portuárias, Rocha Terminais Portuários e Logística S.A. e Terin Terminais.