O Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná (Consamu) recebeu, nesta sexta-feira (11), mais 11 ambulâncias para reforçar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A entrega foi viabilizada pelo Ministério da Saúde, e os veículos foram destinados aos municípios consorciados, que os repassarão por meio de cessão de uso.
Com as novas unidades, a frota do Samu está renovada. Elas se somam a outras 13 já entregues anteriormente, completando, assim, a renovação de um total de 24 viaturas.
Segundo o diretor-geral do consórcio, João Gabriel Avanci, os veículos modernos garantem mais qualidade no atendimento de urgência e emergência, beneficiando pacientes e equipes. “Seguimos comprometidos com a melhoria contínua do serviço prestado à população dos 43 municípios consorciados. ”, destacou.
O diretor administrativo do Consamu, Marciano Schmitt, explicou que as ambulâncias recebidas nesta etapa fazem parte do processo de renovação de frota, que ocorre a cada cinco anos de uso, conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. O objetivo da renovação é reduzir os custos com manutenção, além de garantir maior segurança, qualidade e eficiência nos atendimentos prestados à população.
Os veículos recebidos hoje são fruto de doação e foram destinados aos seguintes municípios: Marechal Cândido Rondon, Tupãssi, Terra Roxa, Santa Helena, Guaraniaçu, Nova Aurora, Jesuítas, Vera Cruz do Oeste, Cafelândia, Céu Azul. Ao todo, 19 municípios foram contemplados com novas viaturas, garantindo o fortalecimento da estrutura de atendimento de urgência e emergência nas regiões atendidas pelo Consamu.
Os novos veículos são mais modernos, com tecnologia atualizada, proporcionando melhores condições de trabalho às equipes e mais segurança e qualidade no atendimento à população.