26/02/2025 | 16:13 | Site Bem Paraná
SAÚDE: ‘Beba água’; com previsão de Carnaval muito quente, Saúde faz recomendação por hidratação
HidRatação é essencial nestes dias mais quentes

A previsão meteorológica é de que o período do Carnaval 2025 seja de muito calor no Paraná, com temperaturas que podem facilmente chegar aos 37ºC ou mais em algumas regiões do Paraná. Até mesmo Curitiba pode ter folia debaixo de 32ºC no domingo.

Para que a folia não termine mais cedo, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR) faz recomendações para manter cuidados básicos, especialmente com hidratação e alimentação.

É comum que os foliões alterem seus hábitos, com menos horas de sono, alimentação fora dos horários de costume e também esqueçam a hidratação, o que pode acarretar em prejuízos para a saúde e hospitalizações.

“Muitas vezes as condições físicas do folião são muito exigidas. Além disso, o clima mais quente pode acarretar sintomas como desidratação, mal-estar, vômitos e náuseas”, diz a coordenadora de Promoção da Saúde da Sesa, Elaine Cristina Vieira de Oliveira.

“Também nesse período é comum aumentar os casos de intoxicação alimentar, que geralmente causam problemas gastrointestinais, como dor abdominal, diarreia, febre e mal-estar generalizado”, acrescentou.

Por isso, segundo ela, é necessário prestar atenção como os alimentos estão sendo comercializados durante as festas, principalmente a manipulação e a conservação.

As projeções do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) mostram que a semana toda, à exemplo das passadas, será de muito calor em todo o Estado.

As pancadas de chuva devem ocorrer até o fim de semana mas, no sábado e domingo de Carnaval a instabilidade por dar uma trégua, e o calor predomina.

Ainda conforme as projeções, as chuvas mais fortes devem voltar apenas depois da quarta-feira de Cinzas.

Com isso, a Sesa separou alguns cuidados básicos e essenciais para quem for cair na folia, mas que servem para quem também não vai festar, mas pode sofrer com as altas temperaturas.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS