Uma das primeiras determinações do prefeito Marcio Rauber, ao assumir o governo municipal rondonense em 2017, foi a reativação do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). Desde então, cerca de 4,5 alunos já foram atendidas pelo programa.
O município mantém um convênio com a Polícia Militar, através do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária. Com isso, um policial instrutor Proerd transmite o conhecimento aos estudantes dos 5°s anos. A prefeitura, através da Secretaria de Educação, atua em todas as fases do projeto, abrangendo organização, compra de livros, camisetas, organização da formatura, entre outros. Desde 2019, a aplicação do programa nas escolas rondonenses é feita pela soldado Joselaine Oliveira, da Polícia Militar.
Homenagem
Na manhã desta quarta-feira, na sala de reuniões do gabinete, aconteceu uma homenagem ao prefeito Marcio e a policial Joselaine. As secretarias de Mobilidade e de Educação, providenciaram placas para ambos, em homenagem e reconhecimento pelo apoio e dedicação ao PROERD.
Estiveram presentes, além dos homenageados, os integrantes da Patrulha Escolar da Polícia Militar de Marechal Rondon, 3º sargento Frantchesco e os soldados Schons e Thaís, além dos secretários de Mobilidade, coronel Welyngton Alves da Rosa, de Educação, Fernando Volpato, e a coordenadora do PROERD na Secretaria de Educação, Carmen Gevarovsky.
O programa
O Proerd consiste em uma ação conjunta entre a Polícia Militar, escolas e família, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.