A Delegacia de Polícia Federal em Cascavel/PR deflagrou, na manhã de hoje (30/10), uma operação policial como parte de uma investigação contínua para combater crimes de abuso sexual infantil. A operação, que inclui o armazenamento e distribuição de materiais com conteúdo pornográfico infantojuvenil, começou em julho deste ano, após denúncias feitas por uma organização não governamental (ONG) dos Estados Unidos.
A ONG, em parceria técnica com a Coordenação de Repressão a Crimes Cibernéticos relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil (CCASI/CGCIBER), sinalizou a existência de possíveis delitos dessa natureza no Brasil. A partir dessas informações, as autoridades brasileiras iniciaram a investigação que culminou na operação desta manhã.
Durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão no município de Cascavel/PR, emitido pela 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher e Vara de Crimes Contra Crianças, Adolescentes e Idosos de Cascavel/PR, agentes localizaram imagens de abuso sexual infantil no celular do investigado.
O suspeito foi preso em flagrante pelo armazenamento desse tipo de material e poderá responder judicialmente pelos crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. O objetivo deste Estatuto é proteger crianças e adolescentes de situações de abuso e exploração sexual.