Está avançando a obra de contenção e estabilização de taludes da PRC-466 em União da Vitória, na região Sul. Os serviços visam melhorar principalmente a situação do Morro da Dona Mercedes, uma encosta conhecida como ponto de queda de barreira, e incluem também taludes em trecho da PRC-476, onde a frente de trabalho deve começar a atuar em breve.
“Aqui é uma contenção enorme, e por isso o projeto foi grandioso, e o valor, mais de R$ 30 milhões. Queremos entregar ainda este ano a 466, que dá acesso a Mercedes, e já vamos começar a 476, que dá acesso a Muzzolon”, afirmou o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, durante visita técnica à obra, nesta quinta-feira (27).
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), contratou emergencialmente a obra, cujas atividades iniciaram em abril. Nestes primeiros meses foram realizadas melhorias nos caminhos de obra e nos trechos das rodovias com tráfego liberado, que atualmente é realizado em operação pare-e-siga com auxílio de semáforo.
Também foram feitas sondagens e os estudos iniciais para embasar os serviços de estabilização, que já incluem a retirada de vegetação e limpeza, escavação de solo, e o bate choco, em que trabalhadores são içados em plataforma e guindaste, para fazer a remoção de blocos e lascas de rocha instáveis na encosta, evitando que caiam sem controle, no futuro.
Os serviços serão realizados em aproximadamente 850 metros das duas rodovias, próximo à Ponte Manoel Ribas, conhecida localmente como Ponte dos Arcos. Ainda estão previstos serviços de contenção, que incluem muro de impacto em gabião e proteção do pé do talude com geotêxtil, enrocamento e concreto projetado; melhorias no sistema de drenagem de água das pistas; e serviços de contenção nas margens do Rio Iguaçu, entre outros. O investimento é de R$ 31.608.111,24, com prazo de execução de 365 dias.