Em uma ação realizada na tarde de terça-feira (18), o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) conseguiu resgatar 34 animais vítimas de maus-tratos. A operação ocorreu durante a abordagem a um Fiat/Fiorino com placas de Belo Horizonte/MG, que tracionava um semi reboque.
Durante a inspeção do veículo, a equipe policial encontrou 12 cachorros, 17 galos e cinco faisões em condições deploráveis, caracterizando maus-tratos. De acordo com a Resolução Contran 791/2020, os animais estavam sendo transportados de forma irregular, sem ventilação adequada, em compartimentos inadequados, sem acesso à água e dentro de caixas sobrepostas sem amarração segura.
O condutor do veículo, um homem de 38 anos, admitiu que realizava o transporte remunerado interestadual de animais para particulares e também para empresas por todo o país. O destino final dos animais seria Mairiporã/SP.
Diante da situação, o homem foi detido pelo crime de maus-tratos a animais. Os 34 animais resgatados foram encaminhados para um local adequado para avaliação, com o apoio da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR).
Além disso, foram lavradas notificações relativas ao transporte irregular e os veículos foram recolhidos ao pátio do Posto Rodoviário de Floresta, devido ao mau estado de conservação.