16/05/2024 | 13:40 | Agência Lupa
Golpistas usam nome da Havan para ‘vender’ produtos em prol do RS
Reprodução

Circula pelas redes sociais vídeos com a imagem do empresário Luciano Hang, supostamente, anunciando uma campanha promovida pela sua rede de lojas de departamento, Havan, com equipamentos eletrônicos vendidos a preços promocionais para arrecadar fundos para o Rio Grande do Sul. É falso.

Falso
Trata-se de um golpe, o vídeo foi gerado por inteligência artificial (IA). Em nota, a Havan esclareceu que o conteúdo é falso e que não está promovendo nenhuma ação promocional de vendas para arrecadar fundos ao Rio Grande do Sul.

Para convencer as vítimas, os golpistas usaram IA para criar o vídeo com a voz e a imagem de Hang "divulgando" a falsa promoção. A tática é comum e já foi usada em outros golpes verificados pela Lupa, como publicações divulgando uma falsa indenização do Serasa.

A empresa também esclareceu que a ação "Troco Solidário" é o único meio de doação promovido pela Havan para que clientes ajudem financeiramente o estado gaúcho — a ação ocorre exclusivamente presencialmente, nas lojas da rede.

A Havan usou suas redes sociais para desmentir a história e reforçou que "não está realizando promoções ou recebendo valores em PIX para destinar ao Rio Grande do Sul".   

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vítima tinha 35 anos e foi atingida na cabeça
Publicado hoje as 11:40