O Governo do Paraná decidiu nesta quarta-feira (1º) enviar apoio para auxiliar no resgate de vítimas das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul.
No total, serão 32 bombeiros, um helicóptero e quatro barcos de resgate.
Parte da equipe saiu de Curitiba nesta quarta-feira, e vai até o Rio Grande do Sul por terra. Outra parte será enviada na quinta-feira (2), pela parte da manhã, de maneira aérea.
Gabriel Greinert, major Corpo de Bombeiros, explicou como os profissionais paranaenses ajudarão no estado gaúcho.
"Vai ser designada uma área e a gente espera fazer o trabalho de busca e salvamento dessas pessoas em situação de enchentes, que estão dentro de casa, ilhadas em árvores, que estão em regiões afetadas... Esse é o nosso trabalho, associado ao trabalho de atuação em áreas deslizadas, que nos pediram também", detalhou.
Os temporais no Rio Grande do Sul deixaram 10 mortos, 21 desaparecidos e 11 feridos, segundo a Defesa Civil. O último boletim informou 4,4 mil desalojados e desabrigados no estado.
Ao todo, foram registrados problemas em 107 municípios, afetando 19.110 pessoas. A previsão do tempo alerta para risco de chuva por, pelo menos, mais 36 horas no estado.
Na manhã desta quarta-feira, Santa Catarina enviou ao estado 28 bombeiros especialistas em busca e resgate em ocorrências de enxurradas e inundações.