30/04/2024 | 07:41 | Imagem ilustrativa da internet
Motoristas têm até esta terça-feira para fazer exame toxicológico.
Condutores com carteira C, D e E são obrigados a fazer o teste

Hoje é o último dia que os condutores de veículos com CNH nas categorias C, D e E com exame toxicológico pendente, têm para regularizar a situação e fazer o exame obrigatório.

O prazo para o primeiro grupo de condutores das categorias C, D e E - com vencimento da CNH entre janeiro e junho deste ano - terminou em 31 de março.

Após esta data, o Código de Trânsito Brasileiro concedeu mais 30 dias para que os motoristas realizem o exame e comprovem que não fizeram uso de drogas e/ou medicamentos estimulantes.

Desde março de 2016, o Código de Trânsito Brasileiro determina que os condutores das categorias C, D e E deverão comprovar resultado negativo em exame toxicológico para a obtenção e a renovação da habilitação.

A obrigação vale também na pré-admissão e demissão de motoristas profissionais.

O objetivo é identificar o consumo de drogas, o que pode interferir na capacidade psicomotora dos condutores e, assim, aumentar o risco na direção de veículos pesados para a ocorrência de acidentes de trânsito.

Para a Secretaria Nacional de Trânsito, mais de 3,4 milhões de condutores das categorias C, D e E ainda não regularizaram a situação em todo o Brasil.

Para os condutores com CNHs que vencem entre julho e dezembro, as multas começam a ser aplicadas em 31 de maio.

Caso esses motoristas não façam o teste até esta terça-feira (30), podem ser multados diretamente pelos sistemas eletrônicos do Código de Trânsito Brasileiro.

A não realização do exame no período estabelecido é considerada infração gravíssima, sujeita a uma multa automática de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH.

Essas multas são apelidadas de multas de balcão porque estão associadas ao não cumprimento de uma obrigação administrativa, diferentemente das infrações cometidas na direção do veículo automotor.

Os motoristas podem consultar se precisam ou não fazer o teste no portal de serviços da secretaria, ou, acessar o aplicativo da carteira digital de trânsito.

O exame toxicológico deve ser realizado pelos motoristas no momento da renovação da CNH nas categorias C, D ou E a cada dois anos e meio.

Os motoristas com mais de 70 anos não precisam renovar o teste toxicológico antes do vencimento da CNH, que tem validade de três anos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS