Anderson Leonardo, vocalista do grupo Molejo, morreu nesta sexta-feira (26) vítima de um câncer inguinal, em que o tumor fica na região da virilha. O cantor havia apresentado uma piora no estado de saúde ainda nesta sexta (26).
Anderson havia retornado à Unidade de Terapia Intensiva no dia 22 de abril, após um breve período no quarto.
Luta contra o câncerO cantor lutava contra um câncer inguinal desde outubro de 2022. Em entrevista ao Estadão Conteúdo, o oncologista Carlos Dzik, do Hospital Nove de Julho e líder em oncologia do aparelho urológico da Dasa, em São Paulo, disse que a doença não se trata de um câncer específico.
Segundo o especialista, o câncer inguinal são vários tipos possíveis de cânceres que afetam a virilha.
Segundo o oncologista, o mais comum é que um câncer de regiões próximas, como nos genitais masculinos ou femininos, ou na coxa, atinjam a região. “Um câncer de pênis ou de colo de útero, por exemplo, podem se disseminar e aparecer na virilha”, explica.
Apesar disso, o especialista diz que é possível que um câncer tenha origem direto na virilha, mas é menos comum.
Sucesso de Anderson Leonardo no grupo MolejoNa década de 1980, o grupo Molejo despontou como um dos principais nomes do pagode, solidificando sua presença ao longo das décadas seguintes. O primeiro grande sucesso, “Caçamba”, marcou o lançamento do álbum inaugural do grupo, “Grupo Molejo” (1994).
Com o sucesso da canção, o grupo consolidou a posição no cenário musical, emplacando uma série de hits que se tornaram queridinhos do público e figuraram nas pistas de dança. Entre eles estão “Brincadeira de Criança”, “Dança da Vassoura”, “Cilada” e “Paparico”.
Além de atuar como vocalista, Anderson Leonardo também se destacou como compositor, contribuindo significativamente para o repertório do Molejo, enquanto demonstrava a habilidade no cavaquinho..