Duas faixas da Serra da Esperança, na altura do Km 307 da BR-277, em Guarapuava, nos Campos Gerais do Paraná, foram liberadas no final da manhã desta quarta-feira (17), segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A rodovia chegou a ser totalmente interditada devido a um desmoronamento de rochas.
A PRF informou que os motoristas precisam redobrar a atenção ao passar pelo local, para evitar acidentes. A liberação das faixas foi iniciada por volta das 11h, com apoio da equipe do Departamento de Estradas e Rodagem (DER). Ao todo, duas faixas estão liberadas, com fluxo fluindo em ambos os sentidos. Uma faixa permanece bloqueada, a mais próxima da parede em que ocorreu o desmoronamento.
Por volta das 20h30, uma rocha de dimensão maior desabou no acostamento e assustou os motoristas que passavam pelo local. Os agentes da PRF retornaram ao ponto e verificaram que uma rocha ainda maior estava sob risco de desmoronamento. Devido a fortes chuvas e estalos, a BR-277 foi totalmente interditada.
Rota alternativa para a Serra da EsperançaA concessionária que administra a BR-277 disponibilizou luminosos com a informação sobre a interdição e uma rota alternativa, para desvio dos motoristas. Quem segue sentido oeste do estado pode seguir pela PR-364, que liga Irati a Inácio Martins. Da mesma forma estará sinalizada a BR-373, na região da praça de pedágio em Imbituva.
Já quem dirige em direção à capital, a rota alternativa é na região do Distrito de Guará, no km 322, da BR-277.
A previsão é que uma nova análise da BR-277 seja realizada nesta manhã de quarta-feira, para informar sobre a possível liberação do trecho interditado.