A Polícia Civil do Paraná (PCPR) iniciou nesta segunda-feira (04) o Curso de Operações Aéreas de Segurança Pública - COA II. A abertura aconteceu na Escola Superior da Polícia Civil, em Curitiba. A capacitação recebeu a inscrição de 28 pessoas, sendo que 22 passaram pelo teste de aptidão física e nove iniciaram as atividades. Dentre os alunos estão policiais civis do Paraná e Santa Catarina, além de policiais federais da região de fronteira. O curso tem duração de aproximadamente 60 dias.
De acordo com o delegado-geral adjunto da PCPR, Riad Braga Farhat, o Grupamento de Operações Aéreas (GOA) é uma unidade essencial da Polícia Civil. "O trabalho feito pelo grupamento garante segurança ao efetivo. É uma unidade de exemplo para o resto do País e são raras as operações que não contam com o apoio das aeronaves", afirmou.
Serão ministradas inúmeras matérias sobre aviação de segurança pública, como fisiologia de voo, navegação aérea e meteorologia, além das matérias mais específicas como rapel, tiro embarcado e tiro estático. Também será abordada atividade aquática em módulo específico, focado na região de fronteira.
"Os participantes do curso sairão prontos para qualquer atividade aérea multimissão, para realizar todo tipo de atividade de polícia judiciária embarcada", afirmou o delegado-chefe do GOA da PCPR, Renato Coelho. "É um curso extremamente exigente, que requer habilidades específicas. Iremos conhecer individualmente cada aluno e, durante as atividades, selecionar os melhores que poderão integrar a unidade futuramente".
O Grupamento de Operações Aéreas iniciou os trabalhos em 2016 com um helicóptero R44. De lá para cá, foram incorporados mais um helicóptero do mesmo modelo e um avião Beecheraft modelo Baron B58 e um helicóptero Bell 407. Um helicóptero Eurocopter AS 350 locado também completa a frota. Durante os últimos sete anos, o grupamento possibilitou que a PCPR expandisse a sua atuação através do reforço aéreo, participando de operações exclusivas e programadas para cumprimento de mandados por todo o Paraná.