As cinco empresas selecionadas no segundo edital do Programa Sanepar Startups tiveram a primeira reunião de trabalho, nesta terça-feira (27), dando início ao processo de desenvolvimento de soluções inovadoras em saneamento. No prazo de um ano, elas devem apresentar os resultados práticos. Nesse período, vão receber recursos financeiros, mentorias, apoio técnico e acesso à infraestrutura para desenvolverem seus projetos. O investimento total neste segundo edital é de R$ 750 mil.
Os projetos apresentados pelas empresas são nas áreas de gestão de ativos, redução de perdas de água, leitura e monitoramento de consumo, relacionamento com o cliente e tratamento sustentável de esgoto.
“Tivemos bastante sucesso no primeiro edital, com ótimos resultados para a Companhia, e estamos entusiasmados com este novo grupo que irá aprimorar seus projetos com apoio técnico e financeiro da Sanepar e seus parceiros. Essas startups já têm uma trajetória e grande potencial de escalar sua produção”, afirma o especialista em Pesquisa e Inovação da Sanepar, Gustavo Possetti.
Os parceiros da Sanepar no programa são o Parque Tecnológico Itaipu Brasil (PTI-BR); a Finep – Inovação e Pesquisa, empresa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Confira as empresas selecionadas:
Gestão de ativos
A empresa SANAPP apresentou projeto para gestão inteligente dos ativos de saneamento. A plataforma visa unir metodologia e modelagem de dados com cadastro técnico, levantamento de campo e ferramentas gerenciais para visualizar, pesquisar, filtrar imagens e vídeos, gerenciar ordens de serviço e gerar relatórios automatizados e com painéis de visualização (dashboards) dos ativos dos sistemas de água e esgoto.
Esse levantamento permite a criação de notificações de alerta para manutenções preventivas dos ativos a serem selecionados, gerando cronogramas pré-estabelecidos. Essa solução contribuirá para reduzir custos de manutenção dos ativos e aumentar a eficiência operacional das instalações da Companhia.
Leitura com visão artificial
A ETSYS Indústria e Tecnologia em Sistemas Ltda. propõe o desenvolvimento de um software de monitoramento de consumo que usa Visão Artificial. O sistema pode substituir a leitura feita atualmente por equipes terceirizadas. A medição poderá ser feita com câmeras, aumentando a frequência de leitura para compreender os perfis de consumo em tempo real.
O sistema permite a coleta de informação visando a gestão do relacionamento com o cliente, automação da medição e faturamento, gestão do perfil de pressões e vazões na rede, prevenção de fraudes e perdas. O cliente passa a ter a possibilidade de receber informação de consumo em tempo real e a receber alarmes de consumo fora do padrão ou vazamentos.
Redução de perdas
A AFFG Soluções Tecnológicas Ltda desenvolve a plataforma galax.ia com tecnologias de monitoramento, controle e atuação atrelados a algoritmos de Inteligência Artificial que traçam padrões entre os dados coletados na captação, tratamento e distribuição de água.
Equipamentos de telemetria coletam dados de pressão, vazão e ruído na rede de distribuição, de bombeamento e de válvulas redutoras de pressão. A partir desses dados, com algoritmos de machine learning, verifica anomalias, indica variações bruscas de consumo e gera modelos de previsão, possibilitando o acompanhamento e a tomada rápida de decisão. A empresa tem cerca de mil equipamentos instalados em operação em 20 cidades e já coletou mais de 50 milhões de dados.
Tratamento de esgoto
A Eisenia Tecnologia e Meio Ambiente propõe o tratamento sustentável de esgotos sanitários com Soluções Baseadas na Natureza (SbN). Com o uso de minhocas, o lodo retido no sistema é continuamente transformado em adubo natural (húmus), estabilizado e pode ser aplicado no solo como fertilizante.
O sistema usa aeração natural, com uma bomba para aspersão intermitente e ocupa área muito menor do que lagoas e não produz ruídos nem odores. Como material filtrante na ETE, são utilizadas maravalha (madeira) e pedras. A proposta deriva de um aprimoramento do processo aplicado no Chile há mais de 20 anos.
Relacionamento com o cliente
A Peoplexperience Tecnologia da Informação permite o mapeamento do perfil dos clientes, possibilitando a criação de estratégias de melhorias no relacionamento que geram mais resultados na relação empresa/cliente.
Um dos desafios é estabelecer uma comunicação mais efetiva com o cliente, por meio do mapeamento e automação da jornada. Pode-se, por exemplo, avisar os clientes das ações a serem tomadas e criar formas de ajudá-lo de maneira simples e eficiente.
A nova abordagem proporcionará conhecer melhor o cliente e entender as suas expectativas, automatizar os principais avisos, engajar os colaboradores para aplicar as ações de melhoria planejadas ao mesmo tempo em que aumenta a compreensão do cliente em relação aos processos da empresa.