31/12/2023 | 10:35 | G1 Paraná
Bombeiros procuram pai que afundou em represa no PR enquanto brincava com a filha
Marcelo Rocha/RPC
Um homem de 54 anos afundou no meio da Represa do Passaúna em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), enquanto brincava na água com a filha de 8 anos na tarde deste sábado (30). Ele ainda não foi encontrado.

As informações foram prestadas pelo Corpo de Bombeiros, que conversou com testemunhas e trabalha na busca pelo homem. Segundo os bombeiros, o local tem 10 metros de profundidade.

A RPC apurou que o pai, a filha de 8 anos, a esposa, de 39 anos, e a filha mais nova, de 6 anos, estavam em um bote pequeno e que o vento teria levado a embarcação para um ponto mais fundo da represa.

Após o marido afundar enquanto brincava com a filha mais velha, a mãe se jogou na água com uma boia para resgatar a filha e um morador da região ajudou a família a retornar para a margem. Porém, o pai seguiu submerso.

Os bombeiros prestaram atendimento à mãe e às filhas, que passam bem, e buscaram o homem durante toda a tarde de sábado (30). As buscas foram interrompidas ao escurecer e devem ser retomadas no domingo (31).

Há dois dias, um jovem morreu após ficar cerca de 15 minutos submerso em outro ponto da represa.

Em nota, a Sanepar reforçou ser proibido o uso das barragens para banho, natação e qualquer outro esporte em que a pessoa tenha contato com a água.

"As barragens são reservatórios de abastecimento público, são locais perigosos, com grandes profundidades e não podem ser utilizadas pela população para tomar banho. Esses locais são de acesso proibido.
A represa é cercada por uma cerca de arame farpado. Porém, em alguns pontos o arame está rompido, facilitando a passagem.

Nos demais pontos da barragem, a Sanepar explica que há uso compartilhado com a Associação Paranaense de Remo, com esporte de remo e vela (que não usam barco a motor).

"Mesmo assim, os praticantes não estão autorizados a entrarem na água e são responsáveis por sua própria segurança. No Passaúna, há também um Parque Municipal que pertence à Prefeitura de Curitiba, que proíbe o nado e a pesca de barranco", diz a nota.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS