O Estado do Paraná registrou neste ano um crescimento de 81% na abertura de novos estabelecimentos ligados ao turismo em relação ao ano de 2022. São cerca de 1,6 mil novos empreendimentos até o mês de outubro, quase o dobro do registrado durante todo o ano de 2022, quando foram abertas 900 empresas.
Os dados são da Junta Comercial do Paraná e estão na plataforma SiTU – Sistema de Inteligência Turística, desenvolvido e lançado neste ano pela Secretaria de Turismo do Paraná (Setu).
O site mostra, ainda, que as principais regiões que receberam esses novos estabelecimentos ligados ao turismo foram as Rotas do Pinhão – localizadas em Curitiba e RMC, seguidas de Norte do Paraná e Campos Gerais. Algo em comum entre as regiões é que todas abrigam municípios que receberam grandes feiras e exposições, fato que influenciou no surgimento de novos estabelecimentos.
“O Paraná tem um potencial turístico expressivo para ser trabalhado, isso começa pelos municípios, que observam os grandes eventos que suas regiões vêm recebendo, e procuram cada vez mais investir no segmento. Não adianta apenas receber, mas sim receber bem o visitante”, afirma o secretário estadual do Turismo, Marcio Nunes.
Os empreendimentos novos ao longo de 2023 foram, principalmente, de setores ligados a serviços de alimentação, transporte rodoviário e agenciamento e operações turísticas, seguidos do ramo de atividades culturais.
Empregos
Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), também compilados no SiTU, mostram que o setor teve um bom índice de novas vagas geradas ao longo do ano, com 7,4 mil novos trabalhadores empregados até o mês de outubro.
Estatística
Lançado em outubro deste ano, o SiTU – Sistema de Inteligência Turística reúne dados abertos de diversas bases, sobretudo públicas, que são tratados e compilados pela Secretaria de Turismo. A plataforma, que conta com livre acesso, concentra dados importantes relacionados ao setor do turismo estadual, o que influencia nas políticas públicas.