A empresa Milano Junior Construtora Ltda iniciou nesta semana os trabalhos para a ampliação do Hospital Municipal Dr Cruzatti, de Marechal Cândido Rondon. O investimento é de R$ 2.575.110,54, através de recursos da Secretaria de Estado da Saúde, além de contrapartida do município.
A ordem de serviço para a obra foi assinada no mês de outubro, na Assembleia Legislativa do Paraná, quando estiveram presentes o prefeito Marcio Rauber, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e o deputado estadual Hussein Bakri.
Na oportunidade, o mandatário municipal rondonense agradeceu ao governo do estado por viabilizar o recurso e ao deputado Bakri por intermediar a questão.
Hoje, o Hospital Municipal Dr. Cruzatti conta com uma área de 898,08 m². O projeto de ampliação prevê o aumento de 622,65 m², totalizando uma área construída de 1520,73 m².
Atualmente, o hospital conta com 23 leitos, entre eles 10 leitos clínicos, 06 leitos obstétricos, 03 leitos cirúrgicos, 03 leitos pediátricos e 01 leito de isolamento. O projeto de ampliação foi elaborado para instalação de mais 19 leitos de internação. Portando, após as obras de ampliação, o hospital municipal terá 42 leitos de internação.
A obra que está sendo realizada contempla também, em sua área física, uma unidade de atendimento imediato composta por área coberta para desembarque (ambulância), sala de triagem médica, consultório médico e de serviço social, sala de higienização, sala de sutura, curativo, inalação e gesso, sala de exames diferenciados, posto de enfermagem e serviços e sala de observação com 02 leitos.
A ampliação prevê também a implantação da Central de Materiais Esterilizados (CME), composta por sala de recepção/descontaminação/separação e lavagem de materiais, sala com área de preparo e esterilização física e esterilização química líquida, sala de armazenagem e distribuição de materiais.
“Dentro dos serviços oferecidos com a ampliação, teremos o aumento de leitos de internação, unidade de atendimento imediato, esta voltada exclusivamente para o atendimento pediátrico 24 horas, central de materiais esterilizados e nova central de gases medicinais. Serão disponibilizados leitos masculinos, femininos e cirúrgicos”, ressaltou a Secretária de Saúde, Marciane Specht.
Ela mencionou também que além de todos os serviços implantados pela atual administração, será implantado ainda o serviço de pediatria 24 horas presenciais, além de todos os acompanhamentos dos pacientes internados. “Teremos ainda uma maior qualidade voltada para as crianças, com presença do pediatra para atendimento emergencial, com cobertura nas 24 horas, demostrando ainda mais o compromisso do prefeito Marcio Rauber e da administração em relação ao cuidado com a população rondonense”, destacou Marciane.