23/10/2023 | 19:45 | AEN
Projeto da Ceasa Paraná vence o Prêmio Uninter na categoria sustentabilidade
AEN

O projeto Banco de Alimentos - Comida Boa, da Ceasa do Paraná, foi o grande vencedor do III Prêmio Top Inovação Uninter 2023. Ele foi o campeão na categoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. A iniciativa da Ceasa do Paraná concorreu com outros 40 projetos de inovação de todo o Brasil, selecionados para a fase final. A premiação foi no sábado (21), em Curitiba, com a cerimônia transmitida ao vivo para todo o Brasil, pelo Youtube.

Nesta terceira edição do prêmio foram recebidas 178 inscrições, recorde desde a sua criação há três anos, dos quais foram selecionados 98 projetos participantes de 16 estados do Brasil.

Grande vencedor

Um dos sete projetos do Paraná selecionados para a fase final, o case Banco de Alimentos - Comida Boa foi escolhido por processar, embalar e distribuir adequadamente os produtos alimentícios que seriam desperdiçados. Os produtos, em geral frutas, legumes, verduras e hortaliças, são doados diariamente pelos comerciantes atacadistas e os produtores rurais da Ceasa/PR, pois não têm valor comercial, mas ainda são próprios para o consumo humano.

“Esta conquista representa muito para todos que atuam no projeto porque temos a oportunidade de alimentar mais de 100 mil famílias, de reduzir o desperdício de alimentos e de ser aplicado em qualquer cidade do país”, afirmou o presidente da Ceasa Paraná, Éder Eduardo Bublitz.

Atualmente, o Banco de Alimentos coleta 600 toneladas de produtos por mês que seriam descartados, atendendo 120 mil famílias de toda a Região Metropolitana de Curitiba. Além disso, parte do alimento processado impróprio para o consumo humano é entregue ao Instituto Criadouro Onça Pintada que alimenta aves e animais silvestres ameaçados de extinção.

O projeto tem ainda uma finalidade social, pois nele atuam 40 pessoas privadas de liberdade, que são capacitadas com o objetivo de favorecer a reinserção social, além de terem o benefício da remição de pena.

OSs vencedores

O Prêmio Top de Inovação é promovido pelo Centro Universitário Internacional Uninter e patrocinado pela Fundação Wilson Picler. Os 40 projetos finalistas foram as iniciativas que apresentaram a melhor relação de custo e benefício e que oferecem a possibilidade de replicação.

“Tivemos nesta edição as melhores ideias inovadoras, vindas de todo o país, com muitos dos projetos em andamento, com bons resultados em suas regiões”, comentou Ricieri Garbelini, professor do Centro Universitário Internacional Uninter e presidente da Comissão, junto com as professoras Caroline Brasil e Sandra Maria Lopes.

Os vencedores de cada categoria receberam certificado de reconhecimento, troféus e bolsas para os cursos de extensão da Uninter.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS