Foi encerrada a situação de sequestro com duas vítimas em Ivaté. O fato se estendia desde as 3h da madrugada desta sexta-feira (22) e o sequestrador de 35 anos, se rendeu por volta das 16h05. Ele estava armado com uma pistola Glock, que foi apreendida.
O Secretário Estadual de Segurança Pública (Sesp), Coronel Hudson Leôncio Teixeira, informou que a rendição transcorreu, dentro do possível, de forma calma. Conforme o secretário, o sequestrador exigia que seus direitos fossem assegurados e que sua integridade física seja resguardada.
Coronel Hudson afirmou que o jovem e o idoso que foram feitos reféns estão traumatizados com a situação, mas passam bem e não apresentam ferimentos. As vítimas estão sendo atendidas por socorristas do Siate que estavam desde a madrugada no local para qualquer eventualidade.
A imprensa não conseguiu registrar o momento em que o suspeito deixou a residência, pois foi feito um isolamento na área desde os primeiros momentos do sequestro, visando dar segurança para todos.
O 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Umuarama divulgou a seguinte nota:
“Ocorrência de cárcere privado e porte de arma encerrada na Vila Rural de Ivaté. Efetivo Bope, através do COE, conseguiu através da negociação a liberação de 2 reféns e a prisão do marginal participante da ocorrência em Cianorte dias atrás. Agora restam os procedimentos de praxe. Presente o Secretário de Segurança Pública do Paraná e Comandante do 3º Comando Regional”.
De acordo com o Comandante Ademar Carlos Paschoal, do 3º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), o trabalho policial ainda não está encerrado. Ele afirmou que todas as pessoas que auxiliaram direta ou indiretamente na fuga do suspeito serão responsabilizadas.
Após se render o sequestrador foi encaminhado para uma Delegacia para a lavratura do flagrante. Posteriormente será conduzido para um presídio estadual e, em seguida, para uma unidade carcerária federal – o que era uma de suas exigências.
Dois advogados acompanharam presencialmente as últimas horas de negociações e auxiliaram na intermediação para que o suspeito se rendesse.
O criminoso é apontado como um dos participantes no confronto com a Rotam (Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas) na noite do último domingo (17), em Cianorte, que resultou na morte do militar Cabo Reinaldo José Garozi, de 45 anos. Três homens suspeitos de envolvimento foram mortos pela polícia e outro integrante do grupo está preso.
O sequestrador estava sendo procurado por forças de segurança desde o domingo. Na noite de quinta-feira (21) as buscas se concentraram justamente na região de Ivaté e Douradina. Na madrugada desta sexta, o suspeito fez dois moradores da Vila Rural reféns.
O sequestro mobilizou equipes policiais de Umuarama, Maringá, Curitiba, Campo Mourão, Paranavaí e Cruzeiro do Oeste. O Bope (Batalhão de Operações Especiais) foi acionado para fazer as negociações e um helicóptero da Polícia Militar estava prestando auxílio.