Os vereadores de Marechal Cândido Rondon a aprovaram em definitivo, na sessão desta segunda-feira (28), o Projeto de Lei 34/2023, do Poder Executivo Municipal.
Desta forma, o Município está autorizado a permitir uso da antiga sede do Poder Legislativo para a 2ª Companhia do 19º Batalhão da Polícia Militar. O prazo previsto é de 30 anos, podendo ser prorrogado por igual período.
Conforme a matéria aprovada, a manutenção, conservação e adaptação do prédio caberá integralmente à Polícia Militar, que deverá zelar pela integridade do imóvel.
Segundo o prefeito Marcio Rauber, na justificativa do projeto de lei, a medida visa melhorar a infraestrutura disponível para as ações de segurança.
Em manifestação na tribuna durante a sessão, o vereador Dionir Briesch (Sargento Dionir) lembrou que a Polícia Civil recentemente passou a ocupar um espaço mais adequado para desempenhar seu trabalho e atender a população, que o Batalhão de Fronteira está em processo de construção da sede própria no município, o Corpo de Bombeiros está em fase de ampliação e que a Polícia Rodoviária Estadual conta com um prédio próprio, inaugurado há poucos anos.
“Com o tempo, todas as forças de segurança foram melhorando suas casas e agora chegou a vez da Polícia Militar”, destacou o Sargento Dionir.
O vereador Moacir Froehlich reforçou a manifestação e disse que os policiais militares são merecedores da nova estrutura e têm o reconhecimento do Poder Legislativo.