Um grande engavetamento ocorreu por volta das 12h25 desta quinta-feira (17) na BR-376 em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná. O acidente ocorreu no KM 492, entre os viadutos das regiões Santa Paula e Santa Terezinha.
Após ficar parcialmente bloqueada por duas horas, a pista foi totalmente liberada no sentido Curitiba.
De acordo com informações apuradas no local, onze veículos se envolveram no acidente: quatro caminhões e sete carros.
Seis vítimas ficaram feridas. Cinco estavam no mesmo carro, com placas de Londrina. A sexta estava em um veículo de Ponta Grossa.
Duas vítimas ficaram com ferimentos moderados e quatro com ferimentos leves, segundo apurado no local. Elas foram encaminhadas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santana e ao Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU-UEPG), ambos em Ponta Grossa.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão ocorreu cerca de 10 minutos depois da liberação da pista. O trecho do KM 497 ficou totalmente interditado por cerca de 35 minutos para aferição do equipamento de radar fixo.
A PRF garante que equipes da polícia e também do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) estavam sinalizando o final da fila.
"Um caminhão não conseguiu reduzir a velocidade e colidiu com vários outros veículos. Não temos como informar se o final de fila já estava rodando lentamente ou se ainda estava parado", disse a PRF.
O motorista do veículo afirmou à reportagem que freou quando viu a fila, mas que o peso da carga impediu que o caminhão parasse a tempo. Ele disse que a manutenção do veículo está em dia e o caminhão conta com freios novos.
Segundo o condutor, o caminhão estava levando 37 toneladas de calcário do estado de São Paulo para o Rio Grande do Sul. Não houve vazamento da carga para a pista.