O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais para manifestar solidariedade aos trabalhadores e familiares de trabalhadores da cooperativa agroindustrial C.Vale, em Palotina, no oeste do Paraná, onde um silo de secagem de grãos registrou explosões e deixou oito mortos.
"Soube com tristeza da explosão em uma cooperativa de agroindustrial de Palotina, no Paraná, que deixou pelo menos oito mortos e vários feridos. Gostaria de manifestar meus sentimentos e minha solidariedade aos trabalhadores e seus familiares, bem como a disposição do governo federal para auxiliar no que for necessário", publicou o presidente.
As explosões aconteceram durante a tarde de quarta-feira (26). Uma câmera de segurança registrou o momento da explosão.
Além dos mortos, segundo o Corpo de Bombeiros, 11 pessoas ficaram feridas, destas, nove estão em estado grave, de acordo com a Secretaria Estado de Saúde (Sesa).
Uma pessoa está desaparecida, segundo a última atualização da Defesa Civil.
O Ministério do Trabalho (MPT) instaurou inquérito para investigar as causas do acidente. Em nota, a C.Vale disse que está colaborando com as forças de segurança.
A cooperativa tem atuação no Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Paraguai. Ela é considerada a 5ª maior do agronegócio na região sul do Brasil em vendas e a 2ª maior do Paraná.
Força-tarefa
O Corpo de Bombeiros informou que montou uma força-tarefa para o resgate das vítimas.
Segundo a instituição, foram disponibilizados mais de 35 socorristas e cães de Palotina, Cascavel e Toledo, cidades do oeste do Paraná.
Na noite de quarta, o governo estadual enviou, em dois aviões da Casa Militar, 14 bombeiros do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), equipe especializada da corporação, além de dois cães.
Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde informou que está auxiliando a Prefeitura de Palotina.