A Escola Municipal Professora Julia Wanderely, do distrito rondonense de Novo Horizonte, inaugurou recentemente uma biblioteca comunitária. A iniciativa integra o Projeto “Um Planeta e Quatro Elementos, Como Preservar?”, que através de várias ações e práticas pedagógicas visa sensibilizar alunos e comunidade sobre a importância de garantir o suprimento das necessidades atuais da sociedade sem comprometer as gerações futuras.
A biblioteca comunitária visa incentivar a leitura, a cultura e o compartilhamento de livros, propondo também contribuir para a redução das desigualdades sociais e a promoção da inclusão informacional, bem como, criar hábitos de leitura e estimular o consumo consciente através de práticas sustentáveis.
O acervo da biblioteca comunitária é composto por livros e gibis doados, cuja ação objetiva despertar a ideia do desapego, considerando que todos podem levar, mas também podem fazer a doação de outros exemplares, para ajudar a manter o acervo.
O espaço é destinado para a comunidade de Novo Horizonte e arredores, que está sendo convidada a visitar o espaço para retirar livros.