Com investimento de R$ 51,3 milhões do Governo do Estado, começaram as obras de pavimentação da PR-239, entre Toledo e Assis Chateaubriand, na região Oeste. A execução é da Secretaria de Infraestrutura e Logística, com fiscalização pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).
Já acontece a instalação do canteiro de obras para que os trabalhos mais pesados, como terraplanagem e implantação do sistema de drenagem, comecem a ser feitos. A pavimentação inicia no entroncamento da PR-239 com a PR-317, em Bragantina, distrito de Assis Chateaubriand, e vai até o entroncamento com a PR-182, próximo ao Biopark, em Toledo. A extensão é de 9,66 quilômetros.
“A pavimentação deste trecho vai criar um novo corredor logístico para produção agrícola, além de facilitar o acesso da região ao Biopark. Estamos investindo na infraestrutura da região Oeste para que ela seja, além de um polo do agronegócio, um dos maiores centros tecnológicos do país”, afirma o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
Além do Biopark, parque tecnológico de 5 milhões de metros quadrados voltado para áreas de pesquisa, educação e negócios, o trecho abriga empresas e agricultores produtores de soja. O novo eixo poderá ser utilizado para escoamento de carga tanto no sentido interior de São Paulo quanto Mato Grosso do Sul.
A obra de pavimentação da PR-239 chegou a ser licitada em 2018, mas teve o contrato rescindido sem nenhum serviço chegar a ser executado. A rescisão foi de forma amigável, sem ônus para o Estado, a pedido da própria antiga empresa vencedora.
“Realizamos todo o processo de maneira transparente e solucionamos os problemas do contrato anterior. Agora estamos tirando essa obra do papel após muito esforço e compromisso com a região. Tivemos que fazer uma nova licitação no modelo RDCi, com o edital atualizado, com previsão de aplicação de tecnologias mais modernas e melhor custo-benefício para administração pública”, explica Sandro Alex.
Projeto e prazo
Serão duas pistas de 3,5 metros cada uma, com acostamentos externos de 2,5 metros em ambos lados da rodovia. As interseções em nível em ambos os entroncamentos da rodovia vão contar também com iluminação viária. A maior parte do traçado existente será aproveitada, com uma correção em segmento de 1,3 quilômetro para eliminar curvas.
Estão previstos serviços de terraplenagem, execução de dispositivos de drenagem e obras de arte correntes, sinalização horizontal e vertical e serviços complementares. O prazo para entrega da obra é maio de 2024.