Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon aprovou, nesta semana, homenagem à Izadora Luisa Meinerz Chiapetti. Ela dará nome à Unidade de Estratégia Saúde da Família (UESF) do bairro Jardim Líder. O Projeto de Lei 15/2023 é de autoria do vereador Rafael Heinrich.
Izadora Luisa Meinerz Chiapetti faleceu de leucemia, aos seis anos de idade, após lutar por mais de três anos contra a doença.
“A pequena Izadora foi um exemplo de luta e perseverança contra o câncer, assim como seus familiares, que não mediram esforços para lhe dar a atenção necessária, contando com apoio de amigos e de toda a comunidade local”, afirmou Rafael Heinrich na justificativa da homenagem.
Filha da psicóloga e servidora pública municipal Josie Danielle Meinerz e do empresário Adriano Clovis Chiapetti, Izadora nasceu em 15 de janeiro de 2015.
Nos primeiros anos de vida, estudou no Colégio Rui Barbosa, onde fez amigos, brincou e aprendeu. Nos momentos de lazer com a família, gostava de passear no sítio dos avós Rita Carmen Karkow Meinerz e Oldemar Meinerz.
Em 2018 ela adoeceu. Tratada na Uopeccan em Cascavel, inicialmente venceu a doença. No entanto, em 2020, a leucemia retornou de maneira mais agressiva, sendo necessário uso de medicação específica, que não estava disponível no SUS.
Foi neste momento que mais de 1.500 pessoas da comunidade rondonense se engajaram e arrecadaram o valor necessário para a medicação, enquanto Izadora aguardava compatibilidade de medula óssea para realizar transplante.
Apesar da luta, Izadora foi vencida pela doença e descansou em 15 de maio de 2021.