Apreensão ocorreu no âmbito da Operação Ágata, que além da Receita Federal, participam a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar do Paraná, Marinha do Brasil e Guarda Portuária.
Na manhã de hoje (27/03) foram apreendidos 30,5 kg de cocaína, no Porto de Paranaguá, litoral paranaense. Os pacotes com a droga estavam escondidos nos compartimentos dos motores de um contêiner refrigerado que vinha da República Dominicana, e que tinha passado antes pela Espanha. O contêiner estava vazio.
Como a rota mais comum do tráfico tem origem nas Américas e destino na Europa, a hipótese mais provável é que a droga tenha sido inserida no motor em algum país produtor, porém por algum motivo não pôde ser retirada pelos traficantes na Espanha. O contêiner então seguiu para ser reutilizado com outras cargas e seu conteúdo ilícito do contêiner não teria sido detectado na República Dominicana, sendo só encontrado na chegada ao Basil, com o uso do escâner da Receita Federal.
O helicóptero da Receita Federal transportou o produto apreendido para a sede da Polícia Federal, em Curitiba. As informações sobre o caso foram repassadas às autoridades policiais bem como às administrações aduaneiras estrangeiras para impulsionar o combate ao tráfico de drogas internacional.
Com a apreensão de hoje, já são 137,5 kg de cocaína apreendidos no porto de Paranaguá pela Receita Federal neste ano. Em 2022, servidores do órgão apreenderam 1.114 kg de cocaína no complexo portuário.