Na noite de terça-feira (29), por volta das 22h, uma equipe da Polícia Militar de Santa Helena realizava patrulhamento pelo bairro Vila Rica, quando foram acionado por agentes da Policia Federal para dar apoio a uma ocorrência no distrito da Vila Celeste, onde uma movimentação de veículos atípica estava ocorrendo em um porto clandestino.
No local informado, os militares localizaram nas proximidades um veículo Fiat/Doblo, trafegando com as luzes totalmente apagas em atitude suspeita. Neste mesmo momento, disparos de arma de fogo foram ouvidos em direção a mata.
Os policiais tentaram realizar a abordagem ao veículo utilizando sinais sonoros e luminosos, porém o condutor não acatou a ordem e acelerou, jogando o carro na direção dos policiais. Na tentativa de parar o suspeito, um disparo foi efetuado em direção aos pneus do veículo.
Após cerca de trezentos metros de acompanhamento tático, o suspeito colidiu o veículo em um barranco de terra na lateral da pista. O homem empreendeu fuga a pé em direção a mata e não foi mais localizado.
No interior da Fiat/Doblo, de cor cinza, foram localizadas diversas caixas de cigarros de origem paraguaia.
Diante do fato, uma equipe do NEPON acionou um guincho e encaminhou o veículo juntamente com a carga de ilícitos à Receita Federal de Foz do Iguaçu.