Circulam nas redes sociais as imagens e fotos de uma onça, captadas por pessoas que andavam de barco no Lago de Itaipu em Itaipulândia, provavelmente neste último final de semana.
É possível ver que se trata de um animal adulto da espécie parda ou suçuarana, típica das matas tropicais da América do Sul, apesar de ocorrer em todos os estados do Brasil.
A onça possivelmente tenha atravessado o lago entre Itaipulândia para Santa Helena e acabou se embrenhando numa área de reserva.
Outras
Em março, um indivíduo da mesma espécie, foi flagrado num dos braços do Lago de Itaipu em Santa Helena.
Em julho deste ano, A Itaipu Binacional lamentou a morte de Leôncio, o jovem puma que passou por processo de reabilitação conduzido por profissionais do Refúgio Biológico Bela Vista da empresa. O óbito foi confirmado naquele mês, pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap/ICMBio) e anunciado pela entidade.
O animal havia sido solto na natureza em 22 de abril. Desde então, ele vinha sendo monitorado pelas equipes do Projeto Onças do Iguaçu e do Cenap.
Na ocasião, um alerta de mortalidade havia sido emitido pelo colar GPS-Satélite usado pela onça. A causa mais provável foi uma briga fatal com outro puma, provavelmente por disputa territorial. Dados do monitoramento mostram a onça se estabelecendo em uma área adequada e farta de presas às margens do lago de Itaipu.
Por conta da diminuição do ritmo de deslocamento, as equipes acreditam que ele estava se preparando para ficar na região onde foi encontrado.