Toledo terá transporte coletivo urbano da cidade de Toledo no dia da realização do segundo turno das eleições de 2022. A decisão, tomada na última sexta-feira (21), foi confirmada pelo Decreto Nº 609/2022, firmado pelo prefeito Beto Lunitti e publicado em Diário Oficial no mesmo dia.
A opção em oferecer o benefício por parte do município baseia-se na decisão do dia 20 de outubro do Pleno do Supremo Tribunal Federal, por meio do ministro Luís Roberto Barroso, autorizando o Poder Público Municipal a promover política pública de transporte gratuito no dia. “Dentro da decisão do STF em permitir, existe também a recomendação de os municípios que tenham condições ofereçam este benefício aos seus cidadãos”, disse o prefeito.
Lunitti reforçou ainda que todas as pessoas, independente de suas condições, têm direito ao voto e, por meio da gratuidade do transporte coletivo urbano, fica assegurado a qualquer munícipe o exercício da cidadania. O ato de assinatura foi acompanhado pelos secretários Alexandre Gregório (Administração) e Jadyr Cláudio Donin (Planejamento, Habitação e Urbanismo).