A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon, por meio do setor de Endemias, orienta os rondonenses a redobrar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, agente transmissor da dengue. Isso ocorre porque no boletim epidemiológico da SESA (Secretaria de Estado da Saúde), divulgado na terça-feira (25), Marechal Rondon aparece com 16 casos positivos e outros 25 em investigação.
O pedido do setor é de que a população redobre os cuidados nas suas residências, bem como nos comércios e nas indústrias. “Também sugerimos que os proprietários de lotes façam a limpeza dos mesmos, pois com o grande volume de chuva muitos plásticos foram levados pelo vento, podendo servir de criadouros”, alerta.
Vistorias
A equipe de Endemias está trabalhando até às 18h30 nestes dias, na tentativa de ampliar a quantidade de vistorias e com isso eliminar o maior número possível de criadouros. “Ao encontrar um foco, é efetuada a notificação com validade de um ano. Em caso de reincidência, a equipe lavra multa”, pontua a responsável.
Outro risco apontado é de que os ovos depositados permanecem vivos por até 480 dias. “As larvas se desenvolvem no período de 5 a 7 dias tão logo os recipientes onde estão os ovos fiquem cheios de água. Por isso, nosso alerta é de que toda a população amplie os cuidados e entre na guerra contra a dengue”, finaliza Solange.