Na quinta-feira da semana passada o setor de estatística do Batalhão de Polícia de Fronteira da Polícia Militar do Paraná atualizou o balanço de apreensões de drogas registrados desde o início do ano.
O resultado não surpreendeu quem acompanha diariamente as ações do BPFRON pois é perceptível o aumento de apreensões de drogas neste ano em decorrência da intensificação nos trabalhos de policiamento de fronteira através da reestruturação da unidade e atualização profissional dos policiais militares com cursos desenvolvidos pelo Batalhão voltados ao policiamento de fronteira.
Os números reafirmam o que já era visto no trabalho de rotina, um aumento nas apreensões de drogas.
Até quinta-feira (18/08) o BPFRON registrava um total de apreensão de 41 toneladas e meia de de drogas superando o quantitativo de apreensões do ano de 2021, que fechou em 41 toneladas e 400 quilos.
Conforme o comandante interino do BPFRON , Capitão Prado, isso se deve a nova modalidade de fiscalização empregada, com a integração de outras instituições da segurança pública.
Para os próximos meses até o término do ano, a tendência é que os números aumentem, devido a diversas operações policiais que ocorrerão em toda a faixa de fronteira.
A interdição da droga ainda nesta região resulta na quebra de toda a cadeia criminosa que afeta a logística do crime, causando prejuízos e enfraquecimento das organizações criminosas.