23/06/2022 | 15:33
Agricultores aproveitam clima bom para avançar da colheita da safrinha

Muitos agricultores da microrregião de Mal. Cândido Rondon estão aproveitando a semana de sol para avançar um pouco mais no trabalho de colheita do milho da safrinha.

Em todo o Estado a previsão do Departamento de Economia Rural é de uma colheita de 10 milhões e 100 mil toneladas, com algumas lavouras sendo prejudicadas sobretudo por estiagem e ataque de cigarrinhas.

Historicamente, a colheita da safrinha de milho começa no final de maio, avança de forma tímida durante junho, ganha volume em julho e agosto, e finaliza em setembro e outubro.

Mesmo sem a estimativa de recorde de produtividade, os agricultores estão satisfeitos com o preço que continua girando em 80 reais para a saca de 60 quilos, o que garante uma boa lucratividade.

O vice-presidente do Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon e membro da Comissão de Cereais da FAEP, agrônomo Cevio Mengarda, avalia que esse entusiasmo na colheita está relacionado às condições do clima das ultimas semanas, pois as geadas mais severas previstas, não aconteceram, tranquilizando mais o agricultor. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS