Com aproximadamente 4.600 habitantes, Entre Rios do Oeste é um município no qual 32% da população vive na zona rural. O expressivo contingente de agricultores familiares tem atuação nas diversas atividades. Índices apontam que no município há 270.000 suínos, 13 milhões de litros de leite produzidos ao ano, 280.000 peixes, 65 mil quilos de mel produzidos e 620.000 frangos. As lavouras também são fonte de renda e de riquezas ao município. Dados apontam que o agronegócio representa cerca de 70% da arrecadação do município.
O município está organizado em 250 agricultores familiares, com média de 1.000 moradores das linhas Vista Alegre, Divisa, Volta Gaúcha, Golondrina, Feliz, Felicidade, Boa Esperança, São Paulo e Chacareiros. O secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Gilmar Leonardo Backes, cita que Entre Rios conta com em torno de 675 pequenos, médios ou grandes produtores rurais. Por estas e outras, a administração municipal, comandada pelo prefeito Ari Maldaner, vice Luciano, e toda equipe, vem realizando investimentos assertivos no agronegócio, o que é essencial para manter os estímulos a quem tanto produz.
“Sempre pensando em atender as necessidades, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, busca facilitar o acesso dos pequenos e médios produtores rurais a diversos serviços, o que fortalece a atividade agropecuária, estimula o associativismo e possibilita a adoção de tecnologias que aumentar a produção e a renda. Isso gera benefícios sociais e melhoria da qualidade de vida”, descreve Gilmar.
Entre os investimentos, estão as melhorias de estradas para uma boa condição de escoamento dos produtos, incentivo à tecnologia para ampliar a capacidade produtiva e a eficiência operacional. Considerando estes princípios, a prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, conta com programas de reembolso, de material e serviços de distribuição gratuita.
Podem ser destacadas as seguintes ações: Programa de incentivo à correção de acidez no solo com calcário; de incentivo à adubação de solos com cama de aviário e/ ou esterco líquido; melhoria da qualidade do rebanho e sanidade animal, por meio de subsídios para a aquisição de sêmens bovino e suíno, exames de brucelose/tuberculose, exames de mormo; incentivo à piscicultura através de subsídios para a aquisição de alevinos de tilápias; programa municipal de apoio e de incentivos ao desenvolvimento dos setores agrícola, industrial e comercial para aquisição de materiais para construção de silos, chiqueiros, cercas, telhados, escritórios, pocilgas, piso, estábulos, telhados.
Programa municipal de apoio ao desenvolvimento aos produtores agroecológicos para compra de materiais para construção de agroindústria, sistema de irrigação, estufas, pomares, cercamento; estímulo aos apicultores, através de subsídios para compra de materiais para apicultura, centrífuga de mel, caixas de abelha, equipamentos de proteção individual, mesa desopeculadora, carrinho para transporte de melgueiras, fumigador, espátulas, bandejas; melhorias de acesso às propriedades rurais, com cascalho e pavimentação poliédrica; horas-máquinas para construção de esterqueiras, terraplanagens, abertura de valetas, bases largas (basão) via convênio da Itaipu e açudes com apresentação de licença ambiental.
“Neste ano implementamos o Programa de fomento à construção de poços tubulares, que são perfurados com o objetivo de captar a água que se encontra no subsolo. De acordo com o geólogo, esta água possui melhor qualidade física, química e biológica, além de ser protegida da contaminação humana, o que não depende de tratamento para o consumo”, pontua o secretário.
Segundo ele, por se tratar de município essencialmente agrícola, a administração entrerriense busca incessantemente incentivos junto às esferas estadual e federal. “De 2021 até agora já foram entregues tratores, carretas basculantes, entre outros equipamentos. Estamos sempre disponíveis para proporcionar o melhor atendimento à agricultura”, conclui Gilmar.
Melhorias nas condições de trafegabilidade das estradas rurais são preocupação constante
Grupo de produtores rurais entrerrienses
Secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente: “Buscamos facilitar o acesso dos pequenos e médios produtores rurais a diversos serviços”