Apresentar os resultados da compra de alimentos orgânicos e agroecológicos inseridos na nutrição escolar, em atendimento às metas estipuladas pela Lei Municipal 4.904/2016. Com este propósito, foi realizado na última sexta-feira (27) o 1º Fórum Municipal de Alimentação Escolar Agroecológica, tendo por local a Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar).
O público-alvo esteve formado por professores, diretores de escolas, pais de alunos, produtores rurais e técnicos ligados à agroecologia. Também participaram do evento a professora do campus local da Unioeste, doutora Regina Garcia, ela que coordena o Programa Paraná Mais Orgânico; e o professor doutor Wilson Zonin, da Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável.
O chefe regional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAB), Paulo Salesse, ressaltou a importância do fórum e das ações promotoras de sustentabilidade, segurança alimentar e nutricional realizadas pelo município.
Alcance
Durante o fórum, também foram apresentados os novos planos de implementação progressiva das secretarias municipais de Educação e de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, os quais estabelecem estratégias para alcançar 100% de compra de alimentos orgânicos e agroecológicos até 2023. Tais dados foram repassados pelos secretários Fernando Volpato (Educação) e Adriano Backes (Agricultura).
Os motivos que levaram ao não atendimento da meta em 2021 foram apresentados pela nutricionista Jaciara Garcia, da Secretaria Municipal de Educação, e pela engenheira florestal Raquel Rossi, que atende os produtores por meio do CAPA.