06/05/2022 | 15:37
Boletim econômico aponta crescimento da piscicultura paranaense
Boletim de Conjuntura Econômica destaca o crescimento da piscicultura, além do momento vivido pelas demais atividades agropecuárias no Estado do Paraná.

O documento elaborado pelos técnicos do Deral apresenta também um panorama sobre a pressão dos custos de insumos para a produção da carne suína, particularmente em razão do preço do milho.

A análise mostra que os menos de 20% de produtores independentes, ou seja, aqueles não integrados a uma indústria ou cooperativa, sentiram mais o impacto.

Para os produtores de leite do Estado, o pagamento pelo litro teve alta de 22,5% em abril, comparativamente ao mesmo mês de 2021.

No entanto, dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada mostram que o custo efetivo total da pecuária leiteira no Brasil subiu, em média, 14% nos últimos 12 meses.

As chuvas regulares em todas as regiões do Paraná facilitam o trabalho de colheita da mandioca.

Além disso, segundo produtores, as temperaturas mais baixas nos últimos dias tendem a elevar o teor de amido, o que garante melhor preço.

Com a colheita da safra de soja 2021/2022 encerrada e produção abaixo do esperado, o mercado está se preparando para comercializar os 50% das quase 12 milhões de toneladas que ainda não foram vendidas.

No milho, o registro é para a piora nas condições de lavoura apontada no relatório semanal de plantio e colheita: em parte, isso se deve aos temporais do final de abril nas regiões Oeste e Sudoeste.

O plantio do trigo, que já ocupa 13% da área, evolui bem no Estado do Paraná e segue dentro do calendário agrícola, aproveitando as condições de campo favoráveis.

O Paraná apresentou crescimento de 240% no volume de pescados exportados no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2021, e elevou em 468% as receitas que vieram desse setor.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS