As cotações do leite na parcial de março foram amplamente discutidas durante reunião virtual que o Conseleite/Paraná realizou na terça-feira passada, em parceria com a Federação da Agricultura do Estado.
O valor de referência do litro está fechando o mês em 2 reais e 041 centavos e reflete especialmente a diminuição no volume disponível de leite causada pelos altos custos de produção.
Seguindo a tendência da economia nacional e de todos os principais produtos do agronegócio, a totalidade dos lácteos analisada teve aumento no valor de referência.
Uma das preocupações se refere a medida do Governo Federal, anunciada recentemente, que reduziu para zero a taxa de importação de café torrado, margarina, queijo, macarrão, açúcar e óleo de soja.
Já no que diz respeito ao momento da atividade leiteira, segundo o vice-presidente do Conseleite e presidente da Comissão de Bovinocultura de Leite da FAEP, Ronei Volpi, a situação é de dificuldade.
A reunião de terça-feira também debateu a realização de seminários no interior do Estado, com a finalidade de rever questões metodológicas do Conseleite na definição dos valores de referência.
Em Marechal Cândido Rondon, o evento será realizado no dia 10 de maio, das 14 às 17h00, na sede do Sindicato Rural Patronal.