O projeto de pesquisa resulta da participação da nutricionista no workshop Reino Unido-Brasil, evento financiado pelo British Council Climate Change Research Links. O workshop foi intitulado de “Ambiente alimentar sustentável e saudável para crianças: o potencial da merenda escolar”.
Houve um desafio de prêmio, com apoio em dinheiro para o desenvolvimento dos projetos. Jaciara enaltece que o projeto realizado nas escolas rondonenses será representado no Brasil pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano, e no Reino Unido pela Universidade de Newscastle.
A nutricionista expõe o projeto, denominado de “Estudo exploratório para entender a percepção dos atores sociais sobre alimentação escolar saudável e sustentável (ESCUTE)”, contará com o desenvolvimento de atividades em grupos focais on-line com alunos e por entrevistas com diretores, professores, cozinheiras, pais/responsáveis pelos alunos e agricultores.
“Outra pretensão, após análises do discurso e dos depoimentos, criar um aplicativo que possibilite de forma eficiente a interação, a comunicação e a colaboração em favor de uma alimentação escolar saudável e sustentável”, frisa.
Projeto
Além das escolas rondonenses, foram inscritos educandários dos municípios de Piraí do Sul, no Paraná, Irecê e Salvador, na Bahia.
Em Marechal Rondon, o projeto será conduzido pelo Núcleo de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação, com a colaboração das diretoras e das equipes pedagógicas das escolas.