Dez porcento da população de Toledo, no oeste do Paraná, estão em isolamento por causa da Covid-19, conforme apontou o Centro de Operações Especiais do município. A porcentagem representa mais de 15 mil pessoas, segundo a prefeitura.
De acordo com o centro, o número tem como base cerca de cinco mil casos suspeitos de Covid-19 que estão sendo monitorados na cidade, somado a quantidade de pessoas que vivem em cada residência, de acordo com o último senso divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é de 3,7 pessoas residentes.
Dos cinco mil casos suspeitos, até o início da tarde desta sexta-feira (28), cerca de 3 mil haviam sido confirmados, segundo a Secretaria de Saúde.
Conforme o diretor-geral da Secretaria de Saúde de Toledo, Fernando Pedrotti, cerca de 25% dos profissionais de saúde do município estão afastados - maioria por suspeita ou confirmação de Covid. Com isso, as unidades de saúde têm enfrentado sobrecarga na demanda e houve aumento no tempo de espera.
Segundo Pedrotti, as unidades têm atendido juntas uma média 419 consultas por dia, maior número desde o início da pandemia. Em 2021, no período de maior volume de casos confirmados, a média de consultas diárias era de 206.
"Isso tem nos desafiado e tem gerado prejuízo nas unidades básicas que não atendem casos de suspeita respiratória, com aumento relativo no tempo de espera".
Estudo Pfizer
A cidade de Toledo recebeu em 2021, doses extras de vacina para aplicação da primeira dose, para um estudo que ocorre também em países da Europa. O estudo, conforme o secretário, é observacional e analisa o comportamento do Sars-Cov-2 em cidade com população acima de 12 anos imunizada com ao menos uma dose.
O secretário destaca que apesar dos números altos de confirmação de casos da doença, as internações, especialmente na Unidade de Tratamento Intensivo têm sido baixas graças à vacinação.
"A vacina não impede a doença, mas impede que evolua para internações, quadro mais grave. Prova disto é que dos mais de 4 mil casos confirmados neste ano na cidade, apenas 4 pessoas foram pra UTI."
Mas ele destaca que os números relacionados a doses de reforço estão muito abaixo do esperado.
Conforme, Pedrotti, até o momento, cerca de 75% da população com 60 anos ou mais tomou a dose de reforço, número que poderia ter alcançado 100%, segundo ele. Na faixa etária entre os 18 e 59 anos, apenas 30%.
Unidades de atendimento sintomas gripais
Ao apresentar sintomas gripais, as pessoas podem procurar as seguintes unidades de saúde em Toledo:
UBS Panorama - segunda a sexta, das 8h às 17h30
UBS Cosmos - segunda a sexta, das 8h às 17h30
Mini Hospital (PAM) - de segunda a segunda, 24 horas por dia