Já faz mais de sete anos que as obras de duplicação da Rodovia BR-163 no trecho entre os municípios de Toledo e Marechal Cândido Rondon tiveram início. Em um primeiro momento a intenção era de que a obra fosse entregue em meados de 2017, mas o ano de 2021 terminará com 80,00% dos trabalhos concluídos.
Durante os sete anos de intervenções, as obras ficaram paralisadas em vários momentos. Na maior parte das oportunidades, as paralisações se deveram a indisponibilidade de recursos. A verba destinada a essa obra é de responsabilidade do Governo Federal.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), até o mês de novembro, o montante investido em toda a execução da obra era de R$ 329.818.993,13. Os valores são reajustados conforme a inflação do período. Ainda não existe uma previsão para a entrega da totalidade da obra, visto que a conclusão depende da liberação de recursos por parte do Governo Federal. Conforme o DNIT, ainda são necessários aproximadamente R$ 100 milhões para a conclusão desse trecho.
No final do mês de novembro foram realizados os seguintes serviços: execução de meio ambiente, no km 236+200; execução de drenagem, no km 249+020 e; execução de escavação para obras de instalação do novo viaduto no km 270+430.
Já estão liberados para o tráfego em pista dupla, um trecho de 32 km de um total de 38 km entre os municípios de Toledo e Quatro Pontes. Até o mês de novembro já encontravam-se à disposição dos usuários 05,95 km de marginais e cinco obras de artes especiais, os famosos viadutos.
As obras de duplicação continuam normalmente. Neste mês, os trabalhadores entram em férias coletivas e, em janeiro de 2022 as obras continuam.