O ex-deputado federal Dilceu Sperafico esteve em Brasília, nesta semana, para cumprir agenda e tratar sobre seu futuro político e envolvimento na campanha presidencial das eleições 2022. Na ocasião, Sperafico encontrou com o presidente Jair Bolsonaro e ressaltou que o agronegócio segue com ele.
Do chefe da Casa Civil da Presidência da República, Ciro Nogueira, também presidente nacional do Progressistas, Sperafico ouviu que mudanças estão por vir no ministério de Bolsonaro, sendo consultado se estaria disposto a considerar um eventual convite. “Falei a ele que uma possibilidade seria considerada apenas se fosse o Ministério da Agricultura”, afirma.
Candidatura em 2022
Nome escolhido pelo Progressistas do Paraná como pré-candidato a vice-governador – o partido alinhou apoio à candidatura à reeleição do governador Carlos Massa Ratinho Junior -, Sperafico se disse preocupado com a ausência de representatividade de Toledo. “Preciso ver como vamos alinhar essa situação em Toledo. Existe uma pressão nesse sentido para que eu volte a me candidatar a deputado, mas temos um monte de candidatos e de pessoas que parecem não assimilar a importância de se deixar projetos pessoais de lado em favor de uma causa maior”, comentou, acrescentando que o prejuízo que Toledo tem com a falta de representatividade estadual e federal é inestimável.
“Não temos ninguém lá trabalhando pelas causas locais, deputados que briguem por esta terra e defendam seus interesses de verdade. Estamos perdendo muito na captação de recursos”, enaltece.
Liberação de recursos
A viagem a Brasília teve também o objetivo de acompanhar a tramitação de projetos e a consequente liberação de recursos para vários municípios do Paraná. São projetos encaminhados pelo deputado José Carlos Schiavinato, que faleceu este ano e que estavam pendentes. “Visitamos os ministérios e conseguimos liberar, por exemplo, recursos do Ministério da Agricultura para vários municípios”, disse.
O ex-deputado está mantendo em Brasília um assessor que trabalhava em seu gabinete e que atuou também com Schiavinato com o objetivo de dar acompanhamento aos inúmeros projetos pendentes nos ministérios.
A trajetória
Com uma carreira sólida no Congresso Nacional, Sperafico foi deputado federal de 1º de fevereiro de 1995 até 18 de abril de 2018, quando licenciou-se do mandato para assumir a chefia da Casa Civil do Governo do Paraná.
Ele concorreu a cargo eletivo pela 1ª vez em 1994, elegendo-se deputado federal. Conquistou novos mandatos nas eleições de 1998, 2002, 2006, 2010 e 2014, obtendo expressivas votações, a maioria das vezes com mais de 100 mil votos.
Durante a trajetória política, o empresário e agropecuarista, que tem seu domicílio eleitoral em Toledo, foi coordenador da Bancada Federal do Paraná, composta de 30 deputados federais e três senadores, de diversas agremiações partidárias.
Ele presidiu a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados e participou de diversas comissões permanentes e especiais, além de ter sido representante do Brasil no Parlamento do Mercosul e presidente da Frente Parlamentar da Agricultura, integrada por 114 deputados federais e 12 senadores, sendo o primeiro político do Paraná a ocupar o cargo.