12/11/2021 | 17:47 | assessoria
Lideranças programam arrastões contra a dengue em Marechal Rondon
Representantes de entidades e do poder público também alinharam outras estratégias de combate ao mosquito transmissor da doença
assessoria
Com a intenção de definir estratégias de combate ao mosquito Aedes Aegypti, agente transmissor da dengue, foi realizada uma reunião com as presenças de representantes de entidades e do poder público de Marechal Cândido Rondon. A reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira (12), no Sesc em Marechal Rondon.
Foi decidido que dois arrastões contra a dengue serão realizados nos dias 20 e 27 deste mês, nos bairros Britânia e Botânico. A definição pelo trabalho ocorrer em dois dias se deve à extensa dimensão territorial dos bairros.
Presente à reunião, a secretária municipal de Saúde, Marciane Specht, menciona que por enquanto o trabalho específico será realizado apenas nesta região. No entanto, pode ser estendido a outros locais caso haja necessidade.
Índice
O encontro entre as lideranças foi motivado pelos números do Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa), lançado no final de outubro. Embora o Ministério da Saúde preconize até 1%, o índice geral alcançado foi de 1,5%.
Apesar de ser considerado baixo, uma vez que 1,5% representa a média de sete estratos, chama atenção o estrato 7, dos bairros Britânia e Botânico, que resultou em 3,6% de infestação. Nesses locais foram coletados oito túbitos de larvas do mosquito.
O diretor do setor de endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Sérgio Radke, os maiores problemas na região do estrato 7 foram encontrados nas caixas de gordura, em pneus, bromélias, caixas d’água e tambores.
Participaram da reunião: a secretária municipal de Saúde, Marciane Specht; o diretor de endemias, Sérgio Radke; o gerente do Sesc, Carlos Cremonini; o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Marechal Rondon (Sindicomar), Ademar Bayer; entre outras lideranças.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicado em 22/11/2024 as 16:50