A Assembleia Legislativa dá posse nesta quarta-feira a quatro novos deputados que assumem as vagas deixadas após a cassação do Delegado Francischini, por uso indevido de meios de comunicação.
Dos quatro que assumem os cargos, porém, apenas Pedro Banzana, do PV, é estreante na Casa.
Francischini foi cassado no último dia 28 pelo Tribunal Superior Eleitoral por divulgar notícias falsas sobre uma suposta fraude nas urnas eletrônicas, nas eleições de 2018.
Na ocasião, ele promoveu uma live afirmando que urnas não estariam registrando votos em Jair Bolsonaro para a presidência.
Além da cassação, o TSE determinou a anulação dos votos de Francischini e o recálculo do quociente eleitoral.
Como ele teve 427 mil votos e foi o mais votado nas eleições de 2018 para a Assembleia, outros três deputados perderam os cargos: Do Carmo, Emerson Bacil e Cassiano Caron, todos do PSL
Assumem as quatro vagas deixadas por essas decisões da Justiça Eleitoral os suplentes Adelino Ribeiro, do Patriotas; Nereu Moura, do MDB; o rondoniense Élio Lino Rusch, do DEM; e Pedro Banzana, do PV.
Élio Rusch foi deputado por sete mandatos no mesmo período, e assumiu o cargo duas vezes durante a licença maternidade de Maria Victória.
Com as mudanças, a bancada do PSL, que era a maior da Assembleia Legislativa do Paraná, com oito cadeiras, perde metade de suas vagas, caindo para quatro deputados.
Francischini disse que vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal, mas o recurso não tem efeito suspensivo, ou seja, ele terá que esperar uma decisão da Corte fora do cargo.